#6 Galo Forte Vingador!


Dando início à série de história dos principais clubes, Gabriel Schubsky, Lindolfo Roberto, Wilson Malaquias batem um papo sobre o percurso, os craques e algumas das principais glórias do Clube Atlético Mineiro, o primeiro campeão brasileiro.

Baixe aqui


Post do Blog do Bismarck:

Clube Atlético Mineiro, o clube da Massa atleticana. O Maior vencedor de campeonatos mineiros e vencedor duas vezes do primeiro campeonato Brasileiro. Leva o apelido de um animal que é conhecido por nunca desistir de suas rinhas, o Galo. Este clube que tem uma rica história, que tentaram apagar, mas não se apaga mais de 90 anos por causa de oito anos.

Estudantes de um colégio em BH fundaram o Atlhético Mineiro Football Club, que mais tarde se tornou o Clube Atlético Mineiro. 25 de Março de 1908 marcou o inicio de um dos maiores clubes brasileiros.
Este clube que carrega em sua história o marco de ser o único clube de futebol a vencer a seleção Brasileira, um ano antes da Copa de 1970, Dada Maravilha e Amaury venceu o time de Pelé e Rivelino, que no ano seguinte nenhuma seleção conseguiu deter.
O Galo forte Vingador, como assim é mencionado em seu hino, teve que trocar de estádio para melhor comportar sua Massa, como assim é chamado sua torcida. O estádio Presidente Antônio Carlos, que comportava cinco mil pessoas foi demolido para dar lugar a um Shopping, que também é do clube. O estádio que ficava próximo a sede do clube, em Lourdes, foi trocado pelo Mineirão, onde sua torcida tem a maior média de publico, exceto clássicos.
O clube que em 1937 venceu o primeiro projeto de Campeonato Brasileiro, organizado pela entidade máxima da época, a FBF, que depois se juntou a CBD e fundou a CBF. Em 1971 venceu, agora de fato, o primeiro campeonato Brasileiro. Com um time regido por Dada Maravilha e Tele Santana, o Atlético conseguiu seu primeiro titulo no Campeonato Brasileiro, logo na primeira Edição.
Em questão de fama internacional o Galo não fica atrás. O clube já representou o Brasil em amistoso frente à Dinamarca e ganhou da seleção européia, na época a Seleção canarinho havia empatado.
Em 1992, com quatro vitórias em casa em quatro partidas, o clube garantiu o primeiro torneio oficial na história do clube. Em 1997 repetiu a dose, onde os comandados de Emersão Leão derrotaram o Lanús na final e levou o Bi da Copa Conmebol.
O maior vencedor dos campeonatos mineiros, primeiro campeão Brasileiro e representante do Brasil em algumas oportunidades viveu seu pior momento em 2006. Com uma campanha pífia o clube foi rebaixado à série B, fruto de uma administração fraudulenta que alem de levar muito dinheiro do clube ainda o processou após sua saída.
O ano de 2007 guardou um momento único, tanto pela queda quanto pela volta. Mas o mais marcante foi à festa da Massa atleticana, que graças à grande média de publico, maior da Série B, teve a camisa numero 12 imortalizada, que para sempre ficara guardada para sua Massa.
Atualmente o clube vive um grande momento de reabilitação. Apesar de ter dado uma patinada na reta final do Brasileirão 2009, o clube conseguiu um grande salto, comparado a edições anteriores. Para esta temporada Diego Tardeli é a principal fonte de gols, mas a esperança maior da torcida recai sobre Vanderlei Luxemburgo, que tem a obrigação de levar o clube que já representou o Brasil ao caminho dos títulos.

Bismarck

Atlético-MG 4 x 0 Cruzeiro: O gol Bizarro!






E-mail:
Escreva para nós: futebolcartesiano@gmail.com

Artigos Relacionados

podcast 5203182672034479325

Comentários via facebook

Postar um comentário

emo-but-icon

Plantel
























publicidade

Populares

Novos


Comentários

Social Media

Publicidade

Publicidade
Loading...
item
Wordpress