Os grupos da Copa - Grupo A

Faltando oito semanas para o início do mundial, chegou a hora de falar dos oito grupos. Um a cada semana. Começando hoje com o grupo da Seleça!

GRUPO A

Brasil

Região continental - América do Sul (Conmebol)
Classificado como país sede
Participações - 19
Títulos - 5 (1958, 1962, 1970, 1994, 2002)



A canarinho, recordista total quando o assunto é Copa do Mundo, chega a mais um mundial como favorita. Dessa vez, muito por conta de jogar em casa. Não é preciso pesquisar muito pra saber que a geração atual não é tão talentosa como alguns scratch de outrora.
O Brasil chegará com a moral elevada por conta da conquista da Copa das Confederações. Mas nos dois mundiais anteriores aconteceu a mesma coisa e o Brasil alcançou apenas as quartas.
Podemos até dizer que a Seleção melhorou com a vinda de Felipão. Mas seus conceitos um pouco ultrapassados podem render alguns sustos no caminho rumo ao Hexa.
O grande destaque continua sendo Neymar. Desde o final do último mundial ele virou a esperança da nação. Mas não vive a melhor das fases no Barcelona. Para ajuda-lo no ataque, Hulk do Zenit e Fred do Fluminense. A defesa (quem diria) parece mais forte. David Luiz do Chelsea e Thiago Silva do PSG devem segurar a bucha lá atrás.
É aguardar e torcer!



Croácia

Região continental - Europa (UEFA)
Como se classificou - segundo lugar no grupo 1. Venceu a Islândia na repescagem.
Participações - 3



Presente em 3 das últimas 4 Copas, os croatas surgem como a potencial segunda força desse grupo A. A seleção quadriculada fez participação apenas regular nas eliminatórias. Precisou da repescagem para vir ao Brasil. Mas o time é bom e tem equilíbrio nos três setores. Não deverá ser simples passar pelos croatas na abertura da Copa. Sorte nossa que o centro-avante do Bayern de Munique, Mario Mandzukic, está suspenso e não estará presente na estreia. Mas o bom meia do Real Madrid, Luka Modric deverá nos dar dor de cabeça.



México

Região continental - América do Norte (Concacaf)
Como se classificou - quarto lugar no hexagonal final. Bateu a Nova Zelândia na repescagem.
Participações - 14



Foi por muito pouco que os sempre presentes mexicanos não ficaram de fora. Toda vez nos pareceu que tranquila a classificação asteca naquela região do mundo. Mas (lá vem!) não tem mais bobo no futebol. E os mexicanos estiveram em uma fase muito ruim nos últimos anos. Tanto que trocou de treinador para disputar a repescagem. O ex-jogador Miguel Herrera chamou apenas jogadores que atuavam no campeonato local para a disputa deste playoff. Entre eles, o carrasco do Brasil nas Olimpíadas, Oribe Peralta. Aos poucos, nos amistosos, Herrera foi reintegrando os "gringos". Chicharito Hernández, do Manchester United e a sempre promessa Giovani dos Santos do Villareal são os destaques.



Camarões

Região continental - África (CAF)
Como se classificou - primeiro lugar no grupo I. Bateu a Tunísia na fase final.
Participações - 6



Já foi a mais forte, mas nessa Copa é uma das mais fracas seleções africanas. De maneira geral, todas as equipes do continente vivem um declínio desde o começo do século, para a tristeza do amante do futebol ofensivo. Mas a verdade é que Camarões ainda consegue dar um colorido a mais para o mundial. Nem que seja por seu uniforme.
Os Leões não devem brigar por classificação, mas se jogarem pra frente, como era natural, podem fazer bons jogos. O interminável Samuel Eto'o, do Chelsea, ainda é a grande arma dos camaroneses.



O Blogueiro irá arriscar sempre os dois classificados do grupo e convida você a fazer o mesmo. Para o grupo A, Brasil e México.

Artigos Relacionados

Patria de Chuteiras 6536022030952632588

Comentários via facebook

Postar um comentário

emo-but-icon

Plantel
























publicidade

Populares

Novos


Comentários

Social Media

Publicidade

Publicidade
Loading...
item
Wordpress