O Fantasma de 50 está no Brasil



Por Lindolfo Nascimento

Você viu o vídeo divulgado pela PUMA assim que a seleção Uruguaia confirmou sua participação na Copa de 2014? Se não viu, veja (vídeo ao fim do texto). Como publicitário e amante do futebol, te garanto que é uma ação de marketing impar. Por alguns motivos:

1) Porque linka a seleção uruguaia ao país sede da Copa. Podemos nos acostumar já com esse tipo de aproximação, pois daqui até o evento muitas serão as empresas, seleções e clubes a fazê-lo (Palmeiras e Marseille por exemplo), o que é natural, porque no fundo o que é um evento de tamanha proporção, senão uma excelente oportunidade de lucros e de expansão de mercado?

2) Porque uma patrocinadora que trava uma luta constante com as duas maiores empresas de material esportivo do mundo - Nike e Adidas - encontra uma excelente oportunidade de também se colocar um pouco mais em evidência no futebol. Veja bem: uma empresa como a PUMA está longe de ser insignificante, já que tem em seu portfólio nada menos que 15 seleções de futebol (Itália, Uruguai, Suíça, República Tcheca, Costa do Marfim, Camarões, Áustria, Eslováquia, Chile, Burkina Faso, Argélia, Senegal, Gabão, Gana e Togo), entretanto, numa breve batida de olho nessa relação, você logo nota que, exceto pela Itália e pelo Uruguai o portfólio da fornecedora de materiais esportivos baseia-se principalmente em seleções africanas e as europeias de segundo e terceiro escalão. Então, sim, as seleções que dão maior visibilidade para a PUMA numa Copa do Mundo são a seleção Italiana e a Celeste.

3)
 É muito bem humorada e nos aspectos técnicos é impecável: bonita na fotografia, inteligente no roteiro, na edição e direção, além de captar muito bem o imaginário do Brasil via Rio de Janeiro, inclusive na trilha sonora, bem brasileira.

4) 
Pela relação histórica. Uma seleção campeão do mundo é uma seleção campeã do mundo. Isso é uma glória que não se perde. O Uruguai além de ter sido o primeiro país sede de Copa do mundo e também o primeiro campeão mundial, possui o trunfo de ser o primeiro país a ser campeão em cima do Brasil, - essa Besta Mitológica do mundo futebolístico - e em nossa casa, no histórico templo do futebol mundial, o Maracanã, no famoso episódio conhecido como Maracanazzo, na Copa de 1950. Ok, a seleção Brasileira podia ainda não ser o que é hoje a Pentacampeã mundial, maior celeiro de craques do futebol mundial, e bla bla bla, logo, fazendo uma metáfora porca, é como ter comido aquela menina feinha na adolescência, e na vida adulta, após saber que ela se tornou uma gostosa estrela de cinema sair se gabando por isso, e com fatos comprovados. Ora, você não gostaria de falar que comeu  a Angelina Jolie, mesmo que tivesse sido uma Angelina Jolie ainda magrela e cheia de espinhas na cara?

Certo, acho que deu pra levantar um pouco da importância da ação do Fantasma de 50 com esses argumentos/contextualizações. Tudo isso pra  justificar o fato de eu ter invadido os temas do Marco Taddeo (Marketing) e do Gabriel Schubsky (Seleções) e chegar ao ponto que interessa: 

Após a veiculação do vídeo, que eu repito: ao meu ver é GENIAL, vi muitas pessoas, inclusive jornalistas, reclamando da "gracinha" que a Celeste fez. "Ora, quem eles pensam que são?" e coisa e tal. Chegou ao ponto de o capitão uruguaio Diego Lugano declarar que não concorda com a ação da PUMA e que ela não condiz com a maneira como os atletas lidam com o mundial. Ora, Diego Lugano é um jogador inteligente, jogou por muito tempo no São Paulo e sabe como o torcedor brasileiro lida com o futebol, o que deixa gritante o fato de que essa declaração foi um belo de um pano-quente afim de evitar uma possível antipatia/aversão da torcida brasileira pela seleção uruguaia. Da parte dele é inteligente e cauteloso, mas da parte de nossos jornalistas é visível que esse desprezo mal-elaborado é nada mais nada menos que o odor insistente de um complexo de vira-lata que pensávamos estar há muito tempo superado, e que no entanto ainda está por aí. Coisa de moleque mimado acostumado a ser o fodão, mas que quando sai pra rua e é zoado não sabe levar na esportiva, e hei! Estamos falando justamente de esporte!

Se a culpa é da PUMA, paciência, é negócio. Fosse ela nossa fornecedora de materiais esportivos, fazia igual. Não, faria pior. Inflaria nossos egos nos distraindo de todo o resto, "soberanos" que somos no campo 
verde de batalha.
Se a culpa é dos Uruguaios por ter nos vencido em casa nos idos de 1950, paciência. Contra fatos não há argumentos. Futebol, pelo menos no sentido mais estrito (apesar de nossas crenças e de algumas práticas vergonhosas ou não)  AINDA não é religião, e AINDA também não é política.

Por outro lado, se o intuito da ação era causar desconforto, provocar ou aterrorizar, a ação está sendo bem sucedida: já são mais de 15 mil seguidores no twitter do Fantasma de 50 e mais de 70 mil na página do Facebook (incluindo este que vos fala)

Se há algo que exalta o futebol Sulamericano é a trindade Brasil-Argentina-Uruguai. Juntos, somamos 9 títulos mundiais. Definitivamente não é pouco, e sim, eu acredito que todo título mundial deve ser exaltado e glorificado por quem gosta de futebol, inclusive os títulos dos argentinos e das seleções que nos venceram em finais (como Uruguai e França). Eles criam e alimentam a competitividade entre as nações do planeta bola e ajudam a criar a história, além do que, se porventura a seleção canarinho não for campeã, ou pior, se for eliminada de forma precoce, pra qual seleção o apoio nacional será direcionado? Só vejo duas possibilidades: Portugal ou Uruguai. 


Em suma: está mais do que na hora de o povo brasileiro aprender a lidar com as brincadeiras que recebe, já que tanto brinca com os demais povos. No mais, que se façam as brincadeiras e seja bem-vinda Celeste, campeã do futebol raça!






Twitter do Fantasma de 50

Facebook do Fantasma de 50







Artigos Relacionados

Uruguai 7832343779813265509

Comentários via facebook

Postar um comentário

  1. Engraçado os caras questionarem a brincadeira dos uruguaios... Como se o brasileiro não fosse até mais ufanista quando o assunto é futebol. O Brasil pode ser o pica das galáxias no esporte, como as propagandas nossas dizem, mas temos que aceitar que os caras ganharam da gente aqui dentro.

    ResponderExcluir

emo-but-icon

Plantel
























publicidade

Populares

Novos


Comentários

Social Media

Publicidade

Publicidade
Loading...
item
Wordpress