Pelo Brasil. Contra a histeria.


Pense em um mundo elitizado. Um mundo elitizado a tal ponto que a palavra "elite" nem existe. Você caminha por ruas arborizadas e belas (como todas as outras). A fome não existe. O descaso não existe. "Pobreza" é uma palavra sem significado, como um grunhido ininteligível de bebê. Pense em um mundo rico e igualitário. Nivelado por cima. Sem hipocrisia. Sem incoerência.
Pensou?
Pois bem, meu caro e minha cara, esse mundo não existe. E enquanto existir ao menos dois homo erectus caminhando sobre a mesma terra, nunca vai existir. Sendo mais específico, pensemos no Brasil, que é a nossa terra, e que possui todas as peculiaridades boas e ruins que tão bem conhecemos: Baía de Guanabara, Corrupção, Pelourinho, Descaso, Dunas de Natal, Miséria, etc.
Se pararmos pra pensar, desses poucos itens que elenquei, você notará que os negativos não são exclusividades do povo brasileiro: escândalos políticos são deflagarados ano após ano em todos os cantos do globo, inclusive nos países de primeiro mundo, a quem tanto lambemos o saco enquanto nos auto-detonamos em conversas de bar e de filas de banco (aliás, sobre bancos falaremos mais pra frente). Não somos o único e nem de longe o povo a mais sofrer com a miséria e o descaso geral de seus governantes no mundo. O que também não significa que temos que ficar de braços cruzados. Agora me diz uma coisa: desde quando você tem conhecimento de nossos problemas, e o quanto você tem feito desde então além de falar, falar e falar a respeito? Você já parou pra refletir o quanto de interesse político há nessas manifestações do "Não vai ter Copa"?
E veja, é perfeitamente ok discordar e estar contra as decisões tomadas pelo governo. Você pode estar insatisfeito com os governos federal e estadual nesse momento, e eu tenho certeza de que você tem boas razões pra isso. Acredite, eu também tenho. Mas, por que não acertar isso na urna?
Vou te contar um segredo. Não torço pela seleção Brasileira desde a Copa de 98, quando aos 12 de idade sofri uma enorme decepção. Eles eram meus heróis. E eles me decepcionaram. Em 2002 venceram, mas pra mim já não era a mesma coisa. Não importa, eu GOSTO de COPA DE MUNDO. E eu GOSTO de FUTEBOL. Continuei acompanhando todas as copas. Adotei outras seleções para torcer, ou me mantive neutro. Mas continuei a acompanhar o evento quadrienal.
Com o tempo, claro, ganhei discernimento. Ganhei discernimento pra entender que a CBF CAGA pro futebol Brasileiro, tratando ele como um simples meio de se facilitar o comércio de jogadores e de angariar gordos contratos publicitários enquanto nosso campeonato nacional que deveria ser o mais forte do mundo agoniza. Entendi que patrocinadores como o enorme conglomerado BR Foods (dona de grandes marcas como Sadia, Perdigão, Elegê entre outras),  o monstro do mercado financeiro Itaú Unibanco, a espanhola Telefónica (dona da Vivo), entre outros - Além de claro, nossa toda poderosa Rede Globo - são os verdadeiros donos da bola.
Passei a entender também, que a FIFA não necessariamente quer o melhor para o futebol, e que quando ela escolhe países sem estrutura já estabelecida para uma Copa do Mundo, como os Estados Unidos para sede em  94, a África do Sul para 2010, e o Brasil para agora, dá oportunidades bilionárias para a indústria da engenharia civil local. Dá?Acho que dar não é o termo mais adequado.
A FIFA tem pautas urgentes para tratar no futebol, como sua modernização com aplicação de tecnologias que evitem ou corrijam erros e torne o jogo mais limpo, a questão do RACISMO, que urge ser tratada com maior seriedade, a uniformização dos calendários em nível mundial, o investimento e a criação de políticas voltadas para a educação  nas categorias de base, enfim, há tanta coisa a ser feita no futebol que não caberia no papel, mas não é feita.
De nossos representantes esportivos como Pelé e Ronaldo, nem levo em consideração suas palavras. São excelentes marceneiros colocados na cozinha pra fazer um grande almoço e explicar pra todos os convidados o motivo do atraso. Não, não digo que são inocentes. São duas figuras que ganham (e ganharão) muito com suas imagens publicitárias. Pra eles, nada a perder. Mas se formos levar em consideração suas palavras, estaremos sendo mais imbecis que eles.
Agora, pessoas com motivações escusas nos infligem a culpa. Porque as obras atrasaram. Porque somos deficientes em pontos básicos para quem deseja receber um evento desse porte. Mas me diga uma coisa: de que vai adiantar a essa altura do campeonato protestar? Queimar o governo? Ok, é válido. Mas essa é realmente sua vontade, ou você está apenas seguindo a onda? Por que EU decidi dar minha resposta nas urnas, e se encontrar alguma pauta justa e sem motivações nebulosas, sim, também nas ruas. Mas não nessa, e nem agora.
E você, que está mais uma vez metendo o pau no Brasil enquanto lambe saco de gringo, como vai lidar com sua hipocrisia quando o Brasil fizer um gol na Copa? Vai gritar? Se constranger? Se calar?
Desde 98 eu não torço pela seleção Brasileira em Copas do mundo, mas contra a incoerência reinante e a histeria coletiva, DESSA VEZ EU VOU TORCER. Nem pelo governo, nem pelos patrocinadores exploradores, nem pelas instituições corruptas do esporte, nem pelas asneiras que nossos craques do passado andam dizendo. APENAS CONTRA A INCOERÊNCIA REINANTE. PRA CIMA BRASIL!
Pense em um mundo sem histeria coletiva. Pense em um mundo em que o povo não é tratado como massa de manobra nem por governantes, nem por jornais, megacorporações ou formadores de opinião mal-intencionados. Pense em um mundo em que as pessoas pensam por si mesmas e não seguem a onda.




Artigos Relacionados

Lindolfoca 7161773652673454317

Comentários via facebook

Postar um comentário

emo-but-icon

Plantel
























publicidade

Populares

Novos


Comentários

Social Media

Publicidade

Publicidade
Loading...
item
Wordpress